A COPESCARTE, ATRAVES DE SUA PRESIDENTE LEOCILIA E COOPERADAS REALIZARAM PALESTRA SOBRE VIOLENCIA CONTRA A MULHER E LEI 11340-2006 MARIA DA PENHA. FOI NESTE DIA 15 DE DEZEMBRO NO THEATRO MUNICIPAL DE ANTONIA E CONTOU COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, ASSISTENTES SOCIAIS , BEM COM REPRESENTANTES DO CRAS E ENTIDADES CIVIS ORGANIZADAS.
RITA BENDER APRESENTOU UMA PEÇA THEATRAL SOBRE A VIOLENCIA DOMESTICA RETRATANDO O QUE MILHARES DE MULHERES VIVENCIAM DIARIAMENTE.
"Enfrentar a violência contra as mulheres requer não só uma percepção multidimensional do fenômeno, como também a convicção de que para superá-lo é preciso investir no desenvolvimento de políticas que acelerem a redução das desigualdades entre homens e mulheres.
Em todo o mundo, são inegáveis os avanços que asseguram cada vez mais direitos às mulheres. No entanto, as desigualdades entre os sexos persistem e ainda estão longe de serem superadas. As mulheres seguem ocupando lugares de menor prestígio na sociedade, o que refl ete, com maior ou menor intensidade, nos mais variados espaços, como no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, na politica, etc. Nessa direção, entendemos que a violência contra as mulheres é a expressão máxima das relações desiguais de gênero.
Dados da Organização Mundial de Saúde, publicados em 2005, revelaram que uma em cada seis mulheres no mundo sofre violência doméstica. Ainda segundo a pesquisa, até 60% dos casos envolvendo violência física foram cometidos por maridos ou companheiros.
A construção de uma sociedade mais justa e igualitária pressupõe, portanto, o enfrentamento a este fenômeno para além da punição aos que perpetram e perpetuam a violência. O grande desafio é colocar em prática ações que promovam o empoderamento feminino, interfiram nos padrões machistas da sociedade, assegurem um atendimento qualificado e humanizado às mulheres em situação de violência. Enfi m, iniciativas que garantam o acesso de todas as mulheres a seus direitos nas mais variadas dimensões da vida social e que resultem em mudanças de padrões culturais vigentes".
Margarete N. Pacheco
Vereadora-PT - Antonina-Pr.
0 comentários:
Postar um comentário