quinta-feira, 7 de abril de 2011

MPA E EMATER UNEM FORÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA NO PARANÁ

Nesta quarta feira (30), o Diretor Presidente da EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Rubens Ernesto Niederheitmann, recebeu no seu gabinete, em Curitiba/PR, o Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura do Paraná, José Wigineski. Também estava presente o Técnico da EMATER, Luiz Danilo Muehlmann.
O encontro serviu para aproximar os dois órgãos e estreitar as parcerias que estão em andamento.
José Wiigneski mostrou um parecer da atual situação do setor da pesca e aqüicultura, seu crescimento e organização, sempre revelando a importância da parceria com a EMATER no estado do Paraná. “ Não existe crescimento sem assistência técnica,” disse. Acrescentou também, a importância da contratação de 14 técnicos pela EMATER em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura. “ Com a contratação destes técnicos os territórios de Lindeiros do Oeste, Litoral e Paranapanema serão revigorados, podendo os produtores ter a assistência necessária para o bom desenvolvimento da sua produção”, finalizou.
A EMATER está nos ajustes finais para a contratação dos técnicos, afirmou Luiz Danilo, apontando o processo montado com a caracterização, responsabilidade e metas que deve estar no perfil dos profissionais que atuarão no setor da pesca e aqüicultura.
Para o Diretor Presidente da EMATER,é importantíssimo o estreitamento das relações com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, já que os projetos visam dar melhores condições de trabalho para os profissionais do setor. “Num primeiro momento estamos voltados para reforçar essa parceria e em seguida, já com os novos técnicos, estimular cada vez mais o setor,” enfatizou.

Cooperativismo

O Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura do Paraná mostrou sua perspectiva de trazer o cooperativismo para a parceria que envolve os dois órgãos, onde os trabalhadores estarão reforçados como organização. A idéia foi bem aceita pela EMATER.
José Wigineski e Rubens Ernesto conversaram sobre a necessidade de ter um organismo no estado voltado exclusivamente para o setor e chegaram a conclusão que a criação de um departamento de Pesca e Aqüicultura dentro da Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) seria o ideal para o complemento de uma parceria institucional com o Ministério da Pesca e Aqüicultura para atender as demandas do setor.
Wigineski se encontrará em breve com o Secretário Estadual de Agricultua e Abastecimento, para apresentar a sugestão discutida na EMATER.




Por Antonio Ricardo Medeiros Assunção ricardo.medeiros@mpa.gov.br

Em 31/03/2011

0 comentários:

Postar um comentário