segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO PARA SURDOS FOI O TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

26 DE SETEMBRO DE 2011.

DE INICIATIVA DO DEPUTADO ESTADUAL PROFESSOR LEMOS DO PT, A AUDIÊNCIA PÚBLICA TEVE COMO FOCO PRINCIPAL A EDUCAÇÃO PARA SURDOS, ONDE FORAM APRESENTADAS EMENDAS PARA INCLUIR NO PNE.
FALOU-SE DA NECESSIDADE URGENTE DE INCLUIR OS SURDOS NA SOCIEDADE, OFERECER-LHE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E QUE POSSAM GOZAR DE TODOS OS SEUS DIREITOS.
PARA QUE ISSO SE TORNE REALIDADE EXISTEM AÇÕES QUE SÃO MUITO IMPORTANTE E DENTRO DESTAS ESTÃO: O ACOLHIMENTO DE TODOS AQUELES QUE SÃO DIFERENTES OU ESPECIAIS, O COMPROMETIMENTO DOS PARLAMENTARES E GESTORES PUBLICOS EM ACATAR E APROVAR SUAS REIVINDICAÇÕES.
OBRIGADA DEPUTADO PROFESSOR LEMOS PELA OPORTUNIDADE DE MAIS ESTE APRENDIZADO.

Margarete N. Pacheco
Vereadora-PT - Antonina-Pr.



Por proposição do deputado Professor Lemos (PT), a Audiência Pública que aconteceu nesta segunda-feira, dia 26 no Plenarinho da Assembléia Legislativa o evento não visa apenas discutir a questão das escolas especiais para surdos, mas a implantação de Escolas Bilíngues, onde os professores trabalhem a linguagem de Libras como a nata e o Português como uma segunda língua. “A língua escrita em Português seria como língua instrutiva nas salas de aula. Assim, os ouvintes e os surdos poderiam aprender nas mesmas condições”, explicou Lemos.


O evento servirá também para o debate de propostas de emendas encaminhadas ao PNE; o acesso dos surdos às escolas regulares; a inclusão das Libras (a língua de sinais) como disciplina curricular; e a integração dos surdos nas escolas. Em recente evento na Assembleia, a professora Sueli Fernandes, representante da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/PR), disse que a principal luta dos surdos é modificar as emendas do plano que prevêem o fim das escolas de surdos e a inserção obrigatória deles nas escolas regulares. O PNE está em tramitação no Congresso Nacional.
 
Texto da internet.
 
 
 





0 comentários:

Postar um comentário