Espetáculos - de 07 a 14 de julho
Todos os espetáculos são gratuitos. Para as apresentações das 18h30 e 21h00, no Theatro Municipal, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Theatro a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa. Não é obrigatório, mas quem quiser colaborar com entidades beneficentes de Antonina poderá trocar seu ingresso por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou um agasalho.
Dia 07 – Sábado
10h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00 – Estação Ferroviária
“A Caixarola” – Cia. Madri Lopes
A Cia. Madri Lopes, fundada em 2011, produz peças poéticas e dinâmicas. Este ano apresenta seu espetáculo num espaço cênico reduzido, com curtíssima duração, para um espectador por vez. O teatro “lambe-lambe”, também conhecido como o Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo, formado por um pequeno palco, permeando uma linguagem poética e interativa.
12h30 – Rua (em frente ao Theatro Municipal)
“A Farsa do Boi” – Cia. Serial Cômicos
O espetáculo de rua “A Farsa do Boi”, com texto de Adriano Barroso e direção de Thadeu Peronne, traz para o público a morte e a ressurreição do Boi numa encenação que funde as linguagens do Teatro Popular de Belém do Pará com a Comédia Dell’Art Italiana. A Cia. Serial Cômicos, desde 2006, vem produzindo espetáculos de qualidade e de destaque no cenário nacional. O grupo foi fundado pela atriz Mazé Portugal e hoje tem núcleos em Curitiba e São Paulo.
16h00 – Theatro Municipal
Música para Todos – Programa de Inclusão Musical
A UFPR desenvolve um programa de iniciação musical para crianças de 7 a 14 anos. O projeto se desenvolve em duas fases: na 1ª, o aluno participa de aulas coletivas onde tem noções de teoria e história da música, canto, piano, percussão, instrumentos de orquestras e violão. Na 2ª fase, opta por uma das modalidades aprofundando seus conhecimentos. Durante as duas fases as crianças participam do coral infantil. A coordenação do Projeto é de Doriane Rossi, regência de Íria Braga e, no piano, Guilherme Franco.
18h30 – Theatro Municipal
“Criança de Mim” – Grupo de MPB da UFPR
Canções e quadrinhas infantis foram a inspiração para o espetáculo “Criança de Mim”, produzido pelo Grupo de MPB da UFPR. Com direção musical de Doriane Rossi e direção cênica de Carlos Daitschman, é composto por músicas que nos remetem a canções da infância e suas metáforas, bem como a fantasias e esperanças, somando-se aos medos e inseguranças, que constituem tanto o universo infantil quanto o adulto.
21h30 – Palco Principal
Abertura Oficial
22h00 – Palco Principal
Show de Abertura
Dia 8 – Domingo
12h30 – Theatro Municipal
“Música para Brincar” – Siricutico
O show “Música para Brincar” foi criado com o objetivo de aproximar as crianças do universo musical, lúdico e artístico, através de um repertório que instiga o público a imaginar e criar. Dando ênfase a reflexões educativas, de forma descontraída e cômica, o repertório conta com canções próprias e com algumas canções antigas, ora coreografadas, ora encenadas, unidas por instrumentalização singular, leve e fluída.
17h00 – Igreja São Benedito
Madrigal da UFPR
O Madrigal da UFPR é um grupo formado por 21 cantores oriundos do Coro da UFPR que se reuniu com a finalidade de aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito. Este ano, pelo destaque e reconhecimento público de seu trabalho, o Madrigal é o mais novo Grupo Artístico da Universidade Federal do Paraná. No repertório deste concerto o Madrigal transita por vários períodos da História da Música, desde a música antiga - com peças do renascimento e do barroco - até compositores contemporâneos, o que permite a exploração de novas sonoridades e possibilidades de expressão da voz humana.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Valsa 30” – Téssera Companhia de Dança da UFPR
“Valsa 30” marca não apenas o centenário da UFPR (1912-2012), mas o centenário de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues. Esta ‘coincidência comemorativa’ proporcionou, portanto, a escolha de uma de suas obras psicológicas, ‘Valsa Nº 6’, para a criação de uma nova abordagem da obra literária, por meio da dança moderna transformada em ‘Valsa 30’ numa alusão direta aos trinta anos da própria companhia, cujo repertório mescla dança e elementos de teatro. A estrutura coreográfica é fragmentada, como os devaneios, as memórias e a tomada de consciência da personagem central. A montagem permeia uma descoberta implacável, revolta, medo, angústia, terror, saudade e a solidão irremediável a qual a personagem está submetida.
20h00 – Igreja São Benedito
Coro da UFPR
Sob a direção do maestro Alvaro Naldony, o Coro da UFPR desenvolve um trabalho intenso na formação de cantores, pesquisando técnica vocal e novas possibilidades de expressão. Neste ano, a proposta do Coro é realizar peças que, distanciadas da esfera afetiva do Romantismo, demandam ferramentas expressivas capazes de dimensionar o silêncio, o triunfo, o deboche, o valor da vida, entre outros. Tais exigências estão nas obras de compositores consagrados - como Palestrina, Gabriel Faurè e Brahms - que serão apresentados neste concerto.
22h00 – Palco Principal
Orquestra Viola e Cantoria
Fundada em fevereiro de 2006, a Orquestra Viola e Cantoria, formada exclusivamente por violas caipiras, preparadas em diferentes afinações, nos remete a paisagens sonoras do meio rural e tem como proposta pesquisar e resgatar a música caipira. O espetáculo consiste na apresentação de músicas do cancioneiro caipira brasileiro, juntamente com explicações dos motivos e “causos” que as levou a serem compostas.
Dia 9 – Segunda-Feira
12h30 – Theatro Municipal
“Música Maestro” – Cia. Manoel Kobachuk
“Música Maestro”, um dos maiores sucessos da Cia. Manoel Kobachuk apresenta, com marionetes de grande requinte, diferentes formas musicais que desfilam no espetáculo, envolvendo adultos e crianças. O espetáculo é um convite ao público para uma viagem pelo universo da música brasileira e universal, com muito ritmo, animação e encantamento.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Ilíada”
Ilíada, de Homero, é um poema épico que narra alguns acontecimentos ocorridos durante a Guerra de Tróia. Monólogo interpretado por Claudete Pereira Jorge e iluminação de Beto Bruel.
20h00 – Igreja São Benedito
Música Erudita para Quarteto de Saxofone
Com o objetivo de divulgar a música erudita através da contextualização de cada compositor e suas distintas características musicais, o Quarteto de Saxofone é composto por saxofone soprano, alto, tenor e barítono, propondo execução de um repertório de música erudita criteriosamente selecionada.
22h00 – Palco Principal
Banda Sentido Horário
Com um repertório variado e contagiante, a banda antoninense Sentido Horário apresentará composições próprias inéditas e também sucessos nacionais de ícones consagrados da música brasileira como Paralamas do Sucesso, Roberto Carlos, Ultrage a Rigor, Lulu Santos, Titãs, entre outros.
Dia 10 – Terça-Feira
12h30 – Theatro Municipal
“Histórias de Brincar” – Trio Pererê
“Histórias de Brincar” é um encontro mágico de muitas histórias, música e poesia para crianças de todas as idades. Não existe um único texto. São muitos os caminhos, muitas brincadeiras onde a criança é citada plenamente fazendo parte deste universo como um todo. Com repertório próprio e resgatando o cancioneiro popular, o grupo pretende enaltecer a alegria da infância com uma soma de linguagens artísticas direcionadas a crianças de todas as idades.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Shanti Paz” – Krishna Natyam
Composto por três atos, o espetáculo “Shanti Paz” apresenta uma mostra da música indiana Hindustani, da região de Uthar Pradesh, Norte da Índia; da dança clássica Bharata Natyam, Sul da Índia; e da dança moderna de Bollywood, com participação especial da escola Kadosh de dança.
20h00 – Igreja São Benedito
“Sob Proteção” - Trio Emano Choro
O show “Sob Proteção” é um espetáculo totalmente instrumental voltado exclusivamente para o cenário do choro e suas variações como samba e maxixe. Com a participação do talentoso bandolista curitibano Daniel Migliavacca, além de composições próprias, serão apresentadas releituras de compositores consagrados como Noel Rosa, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e K-Ximbinho.
22h00 – Palco Principal
Confraria da Costa
O espetáculo é recheado de canções que, apesar de serem muito reflexivas, são perfeitas para serem dançadas euforicamente. O show é extremamente contagiante e promete levantar qualquer baixo astral.
Dia 11 – Quarta-Feira
12h30 – Theatro Municipal
“SobreVoar” – Cia. do Abração
“SobreVoar” traz Santos Dumont criança na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão atemporal de sonho, onde após inúmeras tentativas, quedas e muita coragem para recomeçar e persistir, consegue realizar seu desejo de voar. Assim, guiado por quatro engenheiros do sonho, Albertinho Dumundo descobre que sempre é possível realizar sonhos.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Dr. Mouse” – Grupo de Teatro Anticorpus
A peça faz uma paródia dos programas televisivos da área médica. Para tanto, utiliza de casos médicos poucos comuns em meio a muitas cenas hilariantes. Pacientes diversos, alguns doentes, outros nem tanto, animam o consultório do Dr. Mouse e seus residentes médicos.
20h00 – Igreja São Benedito
“Poesia das Cordas” - Luciana Lozada
“Poesia das Cordas” é um espetáculo diversificado que transporta o ouvinte a diferentes lugares e períodos da história da música. A violonista e cantora Luciana Lozada mistura o mundo do violão solo com a arte singela das canções renascentistas, fruto de seu trabalho como solista e de sua pesquisa sobre o auto-acompanhamento na música polifônica do Renascimento.
22h00 – Palco Principal
Homem Canibal
O Homem Canibal traz o repertório dos três discos da banda, além de releituras de clássicos da composição brasileira em arranjos inusitados. Um verdadeiro ‘guisado’ musical. Formada em 2007, é considerado um dos grupos mais atuantes na cena pop curitibana.
Dia 12 – Quinta-Feira
12h30 – Theatro Municipal
“Mirabolando, Música Malabarizada”
“Mirabolando, Música Malabarizada” é uma mistura de malabares, música, ritmos e brincadeiras. São versos de onde se extrai lições de cidadania, proteção ao meio ambiente, incentivo à leitura - valorizando a língua como organismo vivo e livre. O espetáculo propicia a soma de vivências culturais distintas, trazendo ao público toda a magia e o encantamento do circo.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Açucena” - Orquestra Rabecônica do Brasil
“Açucena” é uma Opereta caiçara que conta a história de uma jovem em busca do amor. O espetáculo é recheado de músicas da cultura paranaense como a Folia do Divino Espírito Santo, O Terço Cantado, O Boi de Mamão e o Fandango.
20h00 – Igreja São Benedito
“A Música Cantada da Idade Média” - Os Trovadores
Os Trovadores apresentam cantigas ibéricas e provençais compostas na baixa Idade Média, amparados por vasta pesquisa histórica musical. O grupo nasceu em 2011 e aposta na mescla de instrumentos tradicionais brasileiros reproduzindo o sincretismo musical popular daquela época.
22h00 – Palco Principal
“Samba de Saia” – Samba de Saia
O grupo formado, exclusivamente por mulheres, apresenta o show “Samba de Saia” que tem como principal proposta levar ao palco a musicalidade feminina desde as composições e arranjos a interpretação. Em seu repertório, grandes nomes da música popular brasileira, principalmente compositores de samba. O grupo traz a graça, as saias, os balangandãs, as flores e a musicalidade das seis integrantes que também têm levado ao palco suas músicas autorais e composições do Paraná e do Brasil.
Dia 13 – Sexta-Feira
12h30 – Theatro Municipal
“Vitamina” – Trupe da Saúde
O espetáculo “Vitamina” é composto por cenas cômicas e curtas em que os atores/palhaços abordam os mais variados temas: seja um duelo de bolinhas de sabão, seja encontrar na música uma paródia, ou ainda crianças brincando de conto de fadas. É um espetáculo leve para todas as faixas etárias.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Darwin” – Processo Multiartes
O espetáculo “Darwin” é composto por quadros motivados por fontes diversas: do próprio cientista, Shakespeare, Homero e Paulo Leminski. Além de recortes de jornais, canções populares, depoimentos pessoais que resultam num gênero dramático específico. Reconhecida pelo trânsito em cinema, literatura e teatro, a Processo Multiartes volta aos palcos dessa vez mais para levantar questionamentos do que apontar respostas. O humor e a ironia crítica também estão presentes, ampliando a discussão com o público.
20h00 – Igreja São Benedito
Duo Teixeira
O repertório deste espetáculo é composto por diferentes compositores passando por Egberto Gismonti, Camargo Guarnieri, Erik Satie, Heitor Vila-Lobos, Ernesto Nazareth, entre outros. O Duo Teixeira explora as possibilidades instrumentais em arranjos especialmente elaborados para esta formação musical que nos permite transitar com facilidade entre os universos da música popular e da erudita.
22h00 – Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show
Uma combinação envolvente de instrumentos de sopro, eletrônicos, percussão e voz. A qualidade musical da Filarmônica Orquestra Show funciona como alicerce seguro para os movimentos coreográficos realizados pelos músicos. O repertório eclético que, além de passear pelos muitos “Brasis“ deste Brasil com seus ritmos quentes e eletrizantes, também mostra sucessos internacionais que se tornaram eternos e faz com que o público se torne cúmplice da alegria que vem do palco.
Dia 14 – Sábado
24h00 – Rua (em frente ao Theatro Municipal)
Grupo de Seresta Canto do Mar
Os “Amigos da Música de Antonina” se apresentaram pela primeira vez em 2003 no Festival de Inverno da UFPR e continuam até hoje fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.
12h30 – Theatro Municipal
“O Canto do Galo” – Flâmulos de Bonifrates
O “Canto do Galo” é baseado nas histórias e lendas do povo caiçara, na região de Guaraqueçaba. Conta a sina de Seu Bertinho que toda a vida sonhara em pescar um peixe maior que ele. Acompanhado por muito fandango caiçara, ao som da viola, rabeca, adufe e o barulho dos tamancos, o espetáculo traz a técnica de “mamulengo”, onde o público é a todo instante levado a participar, interagindo com os bonecos.
15h30 – Theatro Municipal
Práticas Musicais para a Comunidade – DeArtes
O espetáculo é o resultado de uma proposta artístico-pedagógica que visa capacitar e treinar musicalmente os participantes para execução e audição, utilizando como base a música brasileira e latino-americana, oferecendo conteúdos teóricos, históricos e de repertório.
20h00 – Theatro Municipal
“Olhar Brechtiano” – Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR
Com a direção de Hugo Mengarelli, a Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR articula, nesta nova montagem, quatro peças de Bertolt Brecht: Ascensão e Queda da cidade de Mahagonny, A Ópera dos Três Vinténs, Terror e Misérias do 3º Reich e A Resistível Ascensão de Arturo Ui. Nelas o autor nos coloca diante de dois assuntos bem presentes na atualidade: um mundo onde tudo é possível e o mal-estar próprio da essência humana, onde sempre “falta alguma coisa”.
22h00 – Palco Principal
Show de Encerramento
0 comentários:
Postar um comentário