domingo, 5 de junho de 2011

" REFORMA POLITICA JÁ"

A Vereadora Marga participou no dia 27, última sexta-feira do mes de maio-2011 da CONFERÊNCIA ESTADUAL DA COMISSÃO ESPECIAL DE REFORMA POLITICA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná.

Com o tema “Reforma Política Já!”, a conferência proposta pela Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados reuniu senadores, deputados, vereadores, entidades sociais e diversos segmentos da sociedade para debater o assunto que é bem polêmico e há anos está na pauta de discussões do Congresso Nacional. Uniram-se os posicionamentos da Camara Federal, representanda pelo Deputado Federal Sandro Alex, membro titular da Comissão de Reforma Politica no Paraná, e do Senado Federal com as presenças da Sendora Gleisi Hoffmann e do Senador Anibal Diniz do Acre, que é membro da Comissão Especial de Reforma Politica no Senado Federal.

Também participaram do evento Dr. Rosinha e Tadeu Veneri do PT, deputados de diversos partidos do Paraná; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, Luiz Fernando Pereira, além de vereadores, prefeitos, representantes de sindicatos, entidades da sociedade civil organizada, professores, entre outros.  
Os pontos mais polêmicos são: financiamento público de campanha(exclusivo ou não), o sistema eleitoral e a representação de genero.

As outras mudanças possiveis na Reforma Politica, caso aprovadas, são o fim da reeleição, das coligações partidárias, extensão dos mandatos para cinco anos, possibilidade de candidatura avulsas para prefeitos e mudanças na data de posse, entre outras.

Seguindo orientação partidária, o senador Aníbal Diniz (PT/AC) também defendeu a lista preordenada com alternância de gênero para garantir maior participação da mulher no parlamento brasileiro. “Acredito que a grande dívida do Brasil para com as mulheres que são a maioria da nossa população seria garantir uma maior participação delas no parlamento. Neste sentido, a lista preordenada com alternância de gênero e o financiamento público garantiriam uma maior participação e uma maior representatividade feminina no parlamento”, afirmou.  

No seu ponto de vista, isso seria revolucionário e uma forma do “Brasil de se apresentar de maneira muito mais ativa frente aos parlamentos do mundo”. A senadora Gleisi Hoffmann também defendeu uma maior participação da mulher na política. “Temos que dar mais espaço para as mulheres. É uma das questões que eu trago a este debate”.
Conforme a Senadora Gleisi já tramitam no congresso Propostas de Emendas à Constituição(PECs), que tratam desses temas, apontados pelos Anteprojetos de Lei e que irão para votação na Câmara e no Congresso Federal.

Margarete N. Pacheco
Vereadora-PT - Antonina-Pr

  


0 comentários:

Postar um comentário