ELEIÇÕES: EM QUEM CONFIAR?
Bem, chegada é a hora de refletirmos um pouco sobre os discursos, dizeres e, principalmente, sobre os FAZERES de nossos futuros representantes, alegra me o momento oportuno, pois assim, poderemos observar as ações individuais como sujeitos pertencentes à sociedade e, ainda, podemos observar as ações
enquanto representantes públicos desta sociedade. Ao menos, a cada 4 anos temos esse momento, rever, avaliar e se comprometer novamente com as intencionalidades dos representantes e com o nosso comprometimento como cidadãos e com o momento futuro da educação, da saúde, da ação social, enfim, com o nosso momento futuro.
A liberdade de um representante é comparável com o pensamento de uma pedra, que ao ser lançada, acredita que pode determinar a velocidade, o local e a hora de seu pouso, engano ingênuo, e equivocadamente imaturo em um representante político. Um gestor político é um coletivo de idéias, de ações e intencionalidades.
A essência está no Ser, está no exercício do Ser, do Ser individual e coletivo. Não se pode entender de educação sem participar ativamente da escola, assim como não se pode entender de assistência social sem ter a consciência social, e nem podemos imaginar como seria a falta de habitação em nossos lares, e muito menos a falta de saúde em pleno vigor. Ao contra ponto que o imaginável é infinito, a necessidade da interação com as diferentes realidades se faz uma questão de direito à fala, direito a ser ouvido, direito de se auto indicar como capaz de apontar um caminho seguro para o coletivo.
Não acredito em meias verdades, acredito em ações verdadeiras, firmadas com o comprometimento social. É vero que o tempo ensina, mas também nos cobra o tempo exigido para o mesmo fim. Não sou condizente com ações esplendorosas a velocidades fulminantes, mas sim ações centradas na concretude que nossa dignidade exige, tempo e maturidade. É hora de sonhar com os pés no chão meus amigos, e é claro que podemos sonhar alto, mas SONHAR SEM AÇÃO É O MESMO QUE DESEJAR VOAR SEM ASAS.
Texto da internet.
Prof. Valentim da Silva – Universidade Federal do Paraná - UFPR
0 comentários:
Postar um comentário