segunda-feira, 14 de maio de 2012

RIO+20 MULHERES E SUSTENTABILIDADE




A VEREADORA MARGA, RITA BENDER TÉCNICA AMBIENTAL, CINTIA FERNANDES - DO GCJ, COMUNIDADE DA ÁREA RURAL,  PARTICIPARAM DA REUNIÃO REGIONAL DO LITORAL COM O COMITE PARANAENSE PARA A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RIO+20,  DIA 26 DE ABRIL DE 2012, NA CAMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ-PR.
NAQUELA REUNIÃO FORAM DISCUTIDAS E APRESENTADAS PROPOSTAS PARA ENCAMINHAR AO RIO+20 NO PRÓXIMO MES DE JUNHO.








A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Crespo, está coordenando, desde julho do ano passado, uma rede de mulheres tomadoras de decisão empenhadas em investir em sustentabilidade. “Essa articulação entre governo e setor privado é estratégica para implementar as políticas públicas”, afirmou. Em reunião no Rio de Janeiro, oito mulheres-chave da rede se reuniram para discutir o documento final que será apresentado no dia 31 de maio, no Jardim Botânico do Rio, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Difundir a cultura dos negócios sustentáveis é um dos objetivos da rede, que se denomina “Mulheres rumo à Rio+20: a sustentabilidade no feminino”. Para isso, elas se dividiram em três Grupos de Trabalho (GTs). O GT1, presidido pela diretora corporativa da KMPG, Ieda Novais, tratou da sustentabilidade dentro das organizações e do desenvolvimento da liderança entre as mulheres executivas. Segundo levantamentos estatísticos, atualmente, somente 21% dos cargos de chefia nas empresas são ocupados por mulheres. Mas o quadro vem mudando. As mulheres vem ganhando espaço na governança, a começar pelo exemplo da presidenta Dilma Rousseff.

Comércio justo – O GT2 trabalhou o tema negócios sustentáveis, sob a coordenação da diretora de sustentabilidade da rede de supermercados Walmart, Camila Valverde. Os resultados esperados para os próximos oito anos, a partir das estratégias que serão expostas no documento final do grupo (Plataforma 20), são: mais negócios sustentáveis; mais lideranças femininas; mais mulheres impactadas por negócios sustentáveis. Para atingir essa meta, as ações propostas vão de parcerias multisetoriais para o empoderamento de mulheres na cadeia de reciclagem à capacitação de mulheres do campo para inserção no comércio justo (fair trade).

O GT3, presidido pela representante do MMA, Samyra Crespo, abordou a questão da mudança nos padrões de consumo, em direção ao consumo responsável. O grupo partiu do dado de que são as mulheres que escolhem 70% das compras no Brasil, para basear as considerações sobre a importância de conscientizar o público feminino, por meio de campanhas publicitárias, a consumir da forma menos impactante possível para o meio ambiente.

“Investir nas mulheres também é uma forma de erradicar a pobreza. As pesquisas indicam que as mulheres no Brasil reinvestem 80% da própria renda na família, enquanto os homens, apenas 40%”, destacou Samyra Crespo durante a reunião.Com essa linha de pensamento, o Brasil está se preparando para ser líder mundial em sustentabilidade, equilibrando as forças dos capitais financeiro, humano, social e natural.
 (Fonte: Letícia Verdi/ MMA)





0 comentários:

Postar um comentário